AS FINANÇAS DELA | ONDE ESTAMOS?

0

Leia ouvindo: Baleia – Casa

Que tal um primeiro passo? Pois bem.

– Onde estamos afinal? 

Qual o seu grau de entrosamento com seu querido dinheirinho? Para saber a que pé anda essa relação, é bom responder essas duas questões: 

– Você sabe exatamente quanto você ganha?

Aqui não estamos falando do salário ou retirada que faz na sua própria empresa, mas sim daquele valor que cai na sua conta após impostos e descontos. Tem alguma atividade extra? Quanto exatamente você ganha com essa atividade? Quanto você gastou para executá-la? 

-Você sabe o quanto você gasta por mês?

Fotografia: Juliana Manzato

Se você respondeu “sim” para as perguntas acima saiba que é um ótimo sinal, afinal, você já tem conhecimento para ultrapassar essa primeira etapa financeira. Se sua resposta foi “não”, este é o primeiro passo para começar a traçar uma rotina financeira, independente de valores recebidos ou gastos, o sucesso da sua vida financeira começa com esse hábito de analisar e controlar o financeiro, só assim você saberá lidar com assuntos financeiros de maneira natural. Comece anotando mês a mês todas as suas despesas, fixas e variáveis.

Planilha no excel ou caderno, tanto faz, o importante é dividir o dinheiro em “categorias”. Por exemplo:  “supermercado”, “saídas”, “viagens”, e etc. Adicione SEMANALMENTE todos seus gastos! Não vale deixar para fazer tudo em único dia do mês, é sempre melhor organizar uma rotina semanal para atualizar suas despesas to-di-nhas (!), até mesmo o cafezinho com a amiga. Se você ainda não faz isso, faça, você vai se surpreender com o resultado.

Nesse link aqui, você vai ter acesso a dois modelos de planilha para controlar os gastos. Veja qual delas se adequa melhor a sua rotina e mãos a oba! Uma delas tem simulação de números, aproveite 😉 

Criar para si uma vida financeira disciplinada leva um tempo, assim como uma reeducação alimentar ou qualquer outra coisa que seja nova na nossa rotina. Esse novo hábito precisa ser consistente e constate, sem auto sabotagem.

É preciso transparência total consigo mesmo para mapear o fluxo de seu dinheiro. A melhor estratégia é começar com uma coisa de cada vez. É de extrema importância ter sua planilha financeira completa para decidir o que você quer! Seja gastar menos, quitar dívidas, comprar algo, investir, viajar e por ai vai.

Uma nova história começa com mudanças de atitudes que te levam ao processo de autonomia!

Boa sorte 😉 

Luciana Giorgi

Luciana Giorgi

CEO da própria vida, mãe de 2, irmã de 3, com vocação para ser feliz. Adora festa, gente, conversar, aprender, melhorar e compartilhar. Vivecada dia como um grande presente.
Luciana Giorgi

Últimos posts por Luciana Giorgi (exibir todos)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.