Dicas | Leitura da Onça

5

Fazia tempo que o Dona Oncinha estava devendo um post com dicas de leitura, né? Mas não seja por isso! Cá estou para passar algumas dicas pessoais de livros que eu já li e recomendo.
Quando eu era criança, ia na casa do meu avô e ele tinha (tem até hoje) uma estante cheeeia de livros. E um que sempre me despertou a curiosidade era O mundo de Sofia.
Eu lia o subtítulo “Romance da história da filosofia”,  reparava na quantidade de páginas e, na minha cabeça, era o livro mais intelectual que alguém poderia ler, rs! Como na história, decidi que com 15 anos, eu iria ler esse livro.
Dito e feito. Apesar das numerosas páginas, eu devorei o livro. Para quem gosta do tema filosofia, para quem tem a curiosidade aguçada e tem imaginação, a leitura é certa! A personagem principal é a Sofia Amundsen que, um pouco antes de fazer 15 anos, começa a receber cartas anônimas com questionamentos como “Quem é você?”, “Da onde vem o mundo em que vivemos?” e outras perguntas que deixam a menina muito encucada. 
A partir daí, o autor vai traçando toda a história da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos aos pós-modernos. Com um enredo intrigante, aprender mais sobre o tema fica bem fácil!
Eu aprendi muito sobre filosofia e, o mais importante, vi o quanto questionar, refletir sobre as coisas do mundo são uma forma de não se conformar com o que nos dizem, impõem. É saber interpretar o mundo de diversas maneiras possíveis, sem ter o jeito certo ou errado. E claro, ter vontade de aprender e curiosidade para viver, sempre!

Foto: Natália Mota. O livro ficou de presente 🙂
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia. das Letras

“…a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas…” (Trecho do livro O mundo de Sofia).

A segunda dica é uma leitura mais leve! O livro Melancia é, digamos, tipo aqueles filmes de comédia romântica que tira risos pelos comentários sarcásticos da protagonista Claire, abandonada pelo marido – na verdade trocada pela vizinha – no dia do nascimento da sua filha. (Sim, o fim da picada!).
Foto: Natália Mota.
Com a vida de cabeça para baixo e se sentindo na forma física de uma melancia, Claire volta à casa dos pais para criar a sua filha recém-nascida e começar sua vida do zero. 
O baque é grande e ela se rende a umas garrafas de vodca para esquecer o drama e relata, com alfinetadas aos homens (um leve rancor, rs!) e falas hilárias a sua recuperação até chegar a uma reviravolta e uma ótima lição de moral.
Um resumo da história? Melancia “é a arte de se manter o bom humor mesmo diante das circunstâncias mais adversas”.
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil

5 Comentários

  1. Bianca Diz

    AMO Marian Keyes! Já li quase todos os livros dela e agora tô lendo o último que foi traduzido (A Estrela Mais Brilhante do Céu). Super recomendo!! Os melhores pra mim: Férias e Los Angeles

  2. Luane Silvestre Diz

    Já li ambos e adorei a reflexão d’O Mundo de Sofia e as muitas risadas que consegui com Melancia!

  3. Thais Diz

    O Melancia eu não li, mas o Mundo de Sofia eu adorei, tenho ele em minha estante. Devorei no último mês a trilogia millenium, de Stieg Larson, Os Homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar. São suspense policiais muito bem escritos, vale a pena, eu adorei! Bjoka

  4. Ariadna Diz

    Nossa, perfeito o artigo! Simplesmente amei as dicas. Queria receber no meu email 🙁

  5. Aline Diz

    Ai que post óóóótimo! Simplesmente amei as dicas. Já pensaram em fazer uma página no face?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.