Dona Onça Estilista : Renata Tenca

0

Faz pelo menos 4 anos que trabalho no mercado de moda, e acho engraçado como as pessoas dimensionam o sucesso nesse mercado, quanto mais glamour melhor.
Moda, diferente do que todo mundo imagina e os blogs mostram, não é só Glamour, tem muito trabalho envolvido! Pesquisa de tendência, corte, costura, ponto de venda, números, marketing… tanta coisa que muitos de vocês nem devem imaginar.
É meus caros, alguns podem até nascer com o bumbum virado para a lua, mas o segredo do sucesso ainda é o trabalho.

Foi pensando em tudo que decidi bater um papo com uma amiga queridíssima estilista, a Renata Tenca (para mim, a Rê! rs), para contar a história da marca Renata Tenca, suas vontades, idéias, valores e principalmente, que só se consegue sucesso com muito trabalho!!!!

Como surgiu a marca… 

A marca Renata Tenca surgiu da vontade da Rê criar peças com a cara dela, por que a mãe já tinha a loja multimarcas (Loja Exclusivo super bacana daqui de Campinas) há 15 anos. “Mesmo sendo compradora junto com a minha mãe, sempre sentia que faltava algo, e então quando eu estava no último ano da minha faculdade de direito (já meio que desencanada de trabalhar nessa àrea), eu fiz uma pequena coleção para a loja da minha mãe e me surpreendi, pois foi um sucesso as vendas.” conta Rê.

Com estilo próprio, muita vontade e amor pelo que faz, vieram outras coleções incríveis e claro, sucesso absoluto.

Diferenciais da Renata Tenca…  

“Acho que o principal diferencial da marca esta no preço e originalidade das pecas, por que consigo fazer modelos exclusivos que não são fabricados em série. Além disso, tudo que é feito no Atelier fica sob minha supervisão e olhar.” fala Rê
No mercado hoje, são poucas marcas que tem esse cuidado em olhar o processo todo e ter um padrão de qualidade. Mesmo com tantos “cuidados”, a marca consegue ter um preço competitivo e bem acessível no mercado. Ou seja, tudo o que o consumidor atual quer (e precisa), qualidade e bom preço em peças pra lá de estilosas.

Algumas pedras no caminho…

Digo e repito, nem tudo são flores, champagne e glamour! Toda e qualquer marca do mercado de moda já teve os seus dias ruins. As dificuldades sempre vão aparecer, o importante é saber lidar com todas elas.
No caso da Rê, a maior dificuldade não foram as vendas em si, pois já tinha portas abertas no mercado pela loja multimarcas da mãe, mas… “As pessoas sempre tem um receio do novo e da sua capacidade de ser nova e entrar no mercado dividindo as araras com marcas grandes e famosas.” conta Rê.
Saber lidar com o consumidor hoje é um dos fatores para o sucesso de uma marca, mas não se engane, os consumidores sempre vão te surpreender.
Outra dificuldade que a Rê contou foi a questão da China e dos altos impostos, “Acho que hoje em dia esta muito mais difícil de se trabalhar com moda no Brasil devido a invasão chinesa no mundo todo, e os impostos altíssimos que pagamos por aqui. Então, tem que se diferenciar, e muito, para entrar e permanecer no mercado.

Algumas dicas para quem quer entrar para o mercado…

“Administrar uma marca não é nada fácil. No meu caso, sou pequena ainda então praticamente consigo dar conta de todas as areas, mas tenho ajuda de um bom financeiro e tenho uma equipe maravilhosa no Atelier que confio demais!! Fica mais tranquilo, no entanto a area da criação é onde estou sempre envolvida dos pés a cabeça, então procuro não me perder com outros assuntos e me focar nela.” diz Rê. Foco é sempre importante, não adianta abraçar o mundo e querer dar conta de tudo. É importante saber de tudo um pouco sim, mas tomar a responsabilidade para si são #outros500.

“O que mais me surpreendeu de positivo na moda foi ver o quanto hoje temos possibilidades, acessos, cursos e mercado para se aprender e trabalhar, afinal eu vinha da area jurídica onde cheguei a me formar mas nunca trabalhar, e lá o universo é bem diferente, era tudo mais limitado e na moda é mais amplo.” conta.

Pergunto para a Rê, quais os fatores que considera sucesso para uma marca, me responde com maestria uma opinião que eu compartilho, “Trabalho, Trabalho, Trabalho. Não adianta fazer uma faculdade boa e não colocar a mão na massa, não participar, não acompanhar, não saber do próprio negócio.”

E dicas para os jovens estilistas Rê? “Trabalho, trabalho e trabalho de novo”, diz ela rindo. “Como disse, é participar, entender do processo e principalmente seguir a própria intuição”, finaliza citando Coco Chanel, uma das tantas musas inspiradoras dela, e que seguiu a própria intuição como ninguém e revolucionou o mercado.

Momento Clichê

Pergunta clichê, eu sei, mas eu fiz por que acho que a moda é vista pelas pessoas de formas diferentes, rs. O que é moda para a Renata Tenca? “Mostrar quem você é. É contar uma história através da roupa que está vestindo.” diz.

Algumas inspirações…

“Chanel é uma delas principalmente por conta da intuição, persistência e ousadia. Gosto muito da história da Tigresse, por que acompanhei a história desde o começo. A história das irmãs da Espaço Fashion também é linda. A própria história da Farm, que já dura 15 anos. Essas e outras tantas marcas me inspiram por conta da história fantástica no mercado e principalmente por serem marcas nacionais.” Diz

O Atelier

O Atelier da Rê é um show a parte, todo estiloso e bem decorado, é a cara da estilista. Vem ver!

Objetivos da marca

“Os objetivos da marca são de crescimento no atacado, já que a marca começou no varejo e hoje já vende para varias multimarcas no estado de SP.” Finaliza Rê

Depois de um bate papo tão gostoso alguém dúvida que essa mulher não vai longe? Sucesso, felicidades e realizações Rê!

E você, quer ser estilista? Gostou do Bate Papo? A gente adorou! Nas próximas semanas temos mais novidades sobre MODA. Sim, esse novo assunto acaba de chegar aqui no blog e quer estréia melhor do quê essa?

Renata Tenca
Rua: Antônio Lapa, 205, Cambuí, Campinas (O Ateliê fica na Loja da mãe da Renata, a Exclusivo)
Site: http://renatatenca.com.br/index.php/home
Blog: http://www.renatatenca.com.br/blog/

Fotos: Rubens Gualdieri para o Dona Oncinha
Agradecimentos: Renata Tenca, Renata Machado e Andréa Alves


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.