O tempo não para

0

Como a gente mede o tempo?
Em dias? Horas? Amanheceres e anoiteceres?

O meu tempo é medido em acontecimentos.
Sim, porque se a vida acontece em excesso, o tempo voa.
E se a rotina pega a gente de jeito e não tira nada do lugar, o relógio quase para.

Janeiro, para mim, foi um mês de 365 dias.
Praticamente um ano inteiro de acontecimentos em um período simplão de 30 pôres e nasceres do sol.

Dá medo.
Eu cresci com a utopia de que poderia elaborar planilhas de Excel que controlassem a minha vida de um jeitinho tão banalmente ordinário, que no fim das contas era só jogar uma fórmula em uma das células que a solução apareceria ali embaixo, brilhante. Observação: eu nem mesmo sei lidar com o Excel. Ele também me dá medo. 

Sempre tive a impressão de que, dando os passos certos, eu conseguiria controlar boa parte dos acontecimentos da minha vida. Não as chuvas, os tropeços no meio da rua, as consultas médicas que atrasam. Mas o que é a vida se não um tropeço no meio da rua em um dia chuvoso correndo para uma consulta médica que vai atrasar?

Não dá para controlar. A vida acontece. O que dá para fazer é acontecer junto com ela.
Dá para inventar uma festa brega numa quarta-feira a noite simplesmente porque você está cansado de se arrumar para trabalhar. Pegar o carro e se mandar para uma cidade nem tão longe, mas que você nunca fez muita questão de pisar? Dá sim, tranquilo. Se embriagar na balada e roubar um beijo daquele cara maravilhoso que você nunca mais vai ver na vida pode ser uma grande aventura. Sugiro ainda que escreva cartas, a punho, para aquelas pessoas que você deseja que sejam parte cravada no diário do seu coração. Duvido que tenha feito isso nos últimos dias, veja só que grande – e simples – novidade.

Não há mais tempo para ficar parado, a vida não espera que a gente dê a partida no cronômetro. O tempo já está rodando, e a gente nunca sabe a quilometragem que ainda nos resta.

Tá fazendo o que aí parado? Melhor começar a correr…

Imagem: reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.