OS LIVROS QUE VOCÊ PRECISA LER | NOVAS PERSPECTIVAS

0

Leia ouvindo: Jack Johnson – New Paint

Fotografia: Juliana Manzato

Livros podem mudar nossas perspectivas de mundo para sempre. Leitura é um caminho sem volta, conhecimento também. Em tempo de tamanha ignorância como esse que estamos vivendo, conhecimento pode ser a chave para amenizar tamanha polaridade. Também é possível encontrar certo conforto e aconchego em cada página lida.

A indicação dos três livros dessa semana é bem pertinente para quem gosta de analisar o mundo das mais diversas perspectivas. São livros que abrem nossa cabeça – e coração – para o entendimento do mundo atual.

Aproveite a leitura e prepare-se para não ser mais do mesmo. Ops! Mais o mesmo.

O PONTO DA VIRADA

The tipping point – Malcolm Gladwell

Os conhecidos, em resumo, são uma fonte de poder social, e, quanto mais numerosos eles forem em nossa vida, mais poderosos seremos.

O ponto da virada foi o primeiro livro de Malcolm Gladwell que li. Foi nesse livro que Malcolm ganhou meu coração, se tornou um dos meus escritores favoritos e abriu a minha cabeça para observar o poder do contexto. Não à toda, já li esse livro duas vezes. A primeira vez em 2009 e outra no ano passado, 2017.

É impressionante como o livro é atemporal e os exemplos descritos trazem a tona detalhes que fizeram toda diferença na história. Diferente do que imaginamos, a nossa maneira de pensar, ser e agir não é orientada somente por nossos genes. O meio influência não só o nosso comportamento como nossa personalidade.

O LIVRO DO EGO

OSHO

A pessoa que busca a verdade tem de começar exatamente a partir desse ponto: descartar tudo o que lhe foi dito pela sociedade em relação a quem ela é. Com certeza, ela não é nada disso, pois ninguém pode saber quem o outro é, exceto ele próprio.

Apesar de toda polêmica envolvendo Osho, gosto dele, não posso negar. A lucidez e perspicácia na escrita do Livro do Ego, traz verdadeiros “tapas” bem dados no meio da cara. Te desperta para observar não só o mundo, mas principalmente, a você mesmo.

A construção e desconstrução do ego é feita de maneira singular através de contos e desencontros da vida do guru. Por vezes, o livro pode até parecer indigesto, mas quando você reflete profundamente sobre o que leu, entende o tanto que o ego influência sua vida e suas ações.

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

Yuval Noah Harari

(…) eu gostaria de destacar um aspecto decisivo. Grande parte do livro discute as imperfeições da visão de mundo liberal e do sistema democrático. Faço isso não por acreditar que a democracia liberal é excepcionalmente problemática, e sim porque penso que é o modelo politico mais bem-sucedido e versátil que os humanos desenvolveram até agora para lidar com os desafios do mundo moderno. Mesmo que não seja adequado a toda sociedade em todo estágio de desenvolvimento, ele provou seu valor em mais sociedades e em mais situações do que qualquer uma de suas alternativas. Portanto, ao examinar os novos desafios que temos diante de nós, é necessário compreender as limitações da democracia liberal, e explorar como podemos adaptar e melhorar suas instituições atuais.

Yuval Noah Harari é a minha mais nova paixão. E olha que ele nem me fisgou pelos dois outros fantásticos livros – e já best-sellers – de sua autoria, Sapiens: uma breve história da humanidade e Homo Deus: uma breve história do amanhã.

21 lições para o século 21 é fantástico! A começar que trata clareza de ideias como o mais novo poder. Isso por que vivemos na era do excesso de conteúdo e consequentemente, desinformação e distrações. Harari traz lucidez, fatos e contextos para responder perguntas que parecem não possuir respostas tão certas.

Por que a democracia liberal está em crise? O que significa a eleição de Donald Trump? O que podemos fazer quanto à epidemia de fake news?” 

Com tantas dúvidas sobre o nosso futuro, Harari parece ser um bom guia diante dessas águas turvas e remexidas que mergulhamos. O livro é de fácil leitura, apesar de suas 441 páginas.

Boa leitura! 😉 Bem vindo a uma nova visão de mundo!

Juliana Manzato

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras.Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Faz da vida poesia e textos. Muitos textos!Sonhos? Vive deles
Juliana Manzato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.