VOCÊ DEVE ASSISTIR | NEWNESS

0

Comece ouvindo: Croquet Club – Only you call tell

NEWNESS foi uma sugestão da Netflix. Aparecia insistentemente para mim. Insistentemente eu passava pelo filme sem dar tanta importância. Decidi então, num acordo de paz com o algoritmo, assistir. Comecei pensando em largar a narrativa nos primeiros 15 minutos, mas surpreendentemente, não foi bem assim.

O filme parece dialogar com quem assiste, já que sua temática é atual. A inconstância das relações é retratada de maneira poética, com diálogos de efeito e fotografia linda. Martin e Gabi, personagens principais da trama, tem química e representam bem qualquer um de nós. A liquidez dos conflitos, os desejos, a rotina, a aceitação, a fuga, a busca, o amor.

Em determinado momento, surge a cena numa livraria, a personagem em foco é uma escritora que trata do amor moderno. “As pessoas estão tentando conciliar um relacionamento em que você possa ter tanto a âncora quanto as ondas. A estabilidade e a segurança, mas também a liberdade e a autonomia. E este casamento improvável é, provavelmente, o grande desafio do amor na era moderna”. A frase acima foi dita por ela. Me lembra Bauman e seus amores líquidos, tão atuais.

Dilemas das relações modernas. Tentativas. O roteiro é amarrado com inúmeras delas. Talvez por isso o diálogo com quem assiste. Tentivas e erros. Erros esses que são relativos, há quem julgue o erro e há quem veja beleza, um apreço pela tentativa (olha ela aqui de novo!) do acerto.

É perturbador e dual. Traz a tona questionamentos que todos nós, se ainda não passamos, vamos, com toda certeza, passar.

Em constante transformações, NEWNESS, retrata relações modernas com delicadeza e doses cavalares de voyeurismo, já que quem assiste acaba se tornando um grande observador dos movimentos de Martin e Gabi.

Juliana Manzato

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras.Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Faz da vida poesia e textos. Muitos textos!Sonhos? Vive deles
Juliana Manzato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.