A Desculpa da Barriga Chapada #10 | Personal Capoeira

Leia ouvindo: Você não sabe o valor que a Capoeira tem

Tive contato com a capoeira pela primeira vez aos 16 anos, uma única aula e já achei difícil demais. Movimentos específicos, técnica, detalhes. Fiz uma única aula para nunca mais. Quando conheci a Joana Magalhães, do Cardio Core, foi inevitável não ter contato com a capoeira novamente e eu explico, a Joana é capoeirista das boas e sempre comentou sobre a capoeira como uma arte, mas principalmente como um exercício físico dos bons.

Logo ela me sugeriu uma aula de Personal Capoeira, estranhei, mas topei fazer e desde então faço um mix entre as aulas de Cardio Core e Capoeira. Além da queima grande de caloria, a Capoeira movimenta o corpo como um todo. O estimulo é muito diferente de uma aula de exercício funcional, por exemplo.

A Capoeira para aqueles que não sabem, tem origem afro-brasileira e mistura luta, dança, cultura popular e música! Já o principal objetivo do Personal Capoeira é permitir que pessoas que não tem tempo de frequentar uma academia façam a arte marcial em qualquer lugar, de parques à sala de casa.

Processed with VSCOcam with p5 preset

[ Eu e a minha ginga, hahaha ]

Eu, por exemplo, faço aulas no Parque Taquaral aqui em Campinas ou então no meu condomínio. Ou seja, não existe desculpa para quem quer realmente praticar.

Com o Personal Capoeira não existe a intenção de formar capoeiristas, mas sim permitir que através da pratica dos golpes exista o ensino de uma arte marcial – e porque não defesa pessoal?! Além de claro, fazer um exercício físico e consequentemente a busca pela qualidade de vida.

A capoeira é um exercício que trabalha o corpo por inteiro, fortalecendo braços, pernas, abdômen, e ainda melhora o condicionamento físico, flexibilidade, equilibrio, etc…

A Joana seleciona os movimentos de acordo com o nível de cada aluno, e mescla durante as aulas exercícios de fortalecimento muscular de acordo com as necessidades particulares de cada corpo e aluno. Afinal de contas, sabemos que cada um tem um objetivo. Existem aqueles que buscam músculos e outros que querem perder gordura.

Assim como numa aula com personal, os treinos da Capoeira são planejados e a sequência é ditada pela evolução do aluno. O inicio é a ginga, a postura correta para praticá-la e depois os golpes de defesa básicos são introduzidos: cocorinha, esquiva (frente ou lateral), meia lua de frente, martelo e outros golpes.

[ Cocorinha ]

Processed with VSCOcam with p5 preset

[ Esquiva lateral ]

Processed with VSCOcam with p5 preset

[ Meia Lua de frente ]

Processed with VSCOcam with p5 preset

Inicialmente tudo parece muito complexo, mas depois da segunda aula os movimentos acabam sendo feitos de maneira natural e a evolução aparece, inclusive no corpo. É uma arte marcial que modela o corpo, trabalha muito braço, costas e fortalecimento muscular num geral.

Desde a minha primeira aula eu me apaixonei pela capoeira e seu resultado. O corpo responde de maneira imediata e os resultados já podem ser vistos nas primeiras aulas. Claro que tudo depende de uma alimentação regrada, como em qualquer atividade física. O mais bacana da Personal Capoeira é que tem como intenção ajudar a divulgar a capoeira, tornando-a acessível a todos que a admiram e tem interesse em praticá-la.

 [ Quer saber mais informações? ]

Joana Magalhães 

Tel: (19) 9.9460-5252

E-mail: cardiocore@outlook.com

2015_Ju

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo