CARTA ABERTA | QUANTO TEMPO TEM O TEMPO?

O tempo não é encaixe, é energia. Como está a sua?

0

Leia ouvindo: U2 – Walk On 

Quanto tempo tem o tempo?

Percebo o quanto pausar é necessário. Um respiro, uma dádiva. O líquido traz presença, aqui e agora.

Impossível falar sobre a liquidez do tempo sem citar Bauman e sua genialidade. Seu questionamento sobre durabilidade é válido, mas, pelo menos para mim, parece raso demais diante daquelas vivências que nos levam à beira da eternidade.

O tempo é uma linha tênue.

Para os desavisados, o modo automático parece sustentar a linearidade inventada como engrenagem. Para os despertos, a presença é a auto responsabilidade de co-criar a nova realidade.

Fotografia: Juliana Manzato

Líquidos e vulneráveis. Líquidos e um tanto perdidos. Quase sempre resistentes, pouco resilientes. Não julgo quem recorra ao vinho. E também, sempre tem um chá de alguma coisa que acalme.

A natureza é sábia. Respira. Um gole.

O tempo precisa de tempo. Expansão. Provavelmente boa parte da humanidade não esteja prepara para essa conversa, já que preferimos a limitação das 24h – aquela história velha conhecida, “o tempo é o mesmo para todos”. Como se a igualdade fosse algo real – sabemos, não é.

O tempo é múltiplo. O tempo faz perguntas o tempo todo. Como pode melhorar mais? O tempo é o copo meio cheio. O tempo, apesar de líquido, não é perdido. Perdido somos nós, que quase sempre, optamos por ser a engrenagem que encaixa. Escolhemos a mente, que mente.

O tempo não é encaixe, é energia. Como está a sua?

Um outro gole. Não a toa, faz tanto sentido o “da água para o vinho”.
Não importa como, lembre-se, somos líquidos e mutáveis.

“Tempo, tempo, tempo, tempo, és um dos deuses mais lindos…”

O tempo de setembro já começou, e apesar de achar o dia 08 um atraso para se começar o mês por aqui, sei também que é o tempo certo. Não é tarde, é só mais tarde…

com amor,

Ju

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.