Cinema da Onça | Dentro de Casa

Quanto uma história tem de realidade e imaginação? Quanto você consegue se entregar ao que conta um escritor nas páginas de seu livro?

Uma aparentemente monótona e comum vida de uma família burguesa na França é onde o menino Claude (Ernst Umhauer) se embrenha para relatar histórias nas redações pedidas na aula de francês pelo professor Germain (Fabrice Luchini).

Claude e Rapha (Bastien Ughetto) estudam juntos na escola Gustave Flaubert. Claude surpreende o professor, já cansado das narrativas sem emoção de seus outros alunos, quando lê para a esposa Jeanne (Kristin Scott Thomas) o texto intrigante e cheio de uma ironia inteligente do garoto, contando sobre como é a rotina quando ele está com a família de seu suposto melhor amigo, Rapha. Com o pai em uma cadeira de rodas e abandonado pela mãe, Claude se interessa pelo dia a dia de uma “família perfeita” e torna Esther (Emmanuelle Seigner), mãe de Rapha, o centro de sua atenção e acaba, até mesmo, se apaixonando por ela. Talvez por não ter uma mãe presente alguns sentimentos se confundam.

Imagem: reprodução.
Imagem: reprodução.

As redações terminam sempre com um tipo de “continua”, elemento que cria toda uma expectativa sobre o que aquele menino nada inocente está observando de dentro da casa. Germain divide as leituras com a sua esposa e ambos ficam se perguntando se aquilo não passa realmente da imaginação de um garoto com uma paixão platônica. Cada visita à casa dos Rapha (modo como ele se refere àquela família)  faz os espectadores se verem mais tomados pela história narrada por Claude. O menino de sorriso cínico vira também uma certa obsessão para Germain, que tenta manipulá-lo a cada encontro em que discutem sobre as redações. E fica intrigante: quem manipula quem?

Imagem: reprodução.
Imagem: reprodução.

 Me senti meio como quando a gente é criança e cai no conto do Papai Noel. Os olhos brilham e não importa quão surreal possa parecer, mas você acredita com toda sua força que aquilo é a mais pura verdade. E no dia seguinte, tem presentes para você embaixo da árvore. Quando você crê, tudo reforça a sua visão. O filme é um drama que nos faz pensar que uma história tem poder para te levar para infinitos horizontes. Basta saber para qual deles quem conta quer que você vá.

Assista ao trailer: Dentro de Casa – Trailer Legendado

Filme: Dentro de casa

Direção: François Ozon

Ano: 2013

Assinatura_Nat

Últimos posts por admin (exibir todos)

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo