Eles se acostumam com você

Leia ouvindo: Sammie Zonana – Wrinkled Smile

“Acredite na sorte, agarre a felicidade e encare os riscos. Com o tempo, eles se acostumarão com você.”

Renê Char,  Rougeur Des Matinaux

Não me lembro ao certo onde li a frase de Renê mas achei tão bonita que anotei no bloco de notas do celular. Ficou perdida até a última limpeza, feita ontem. Ontem mesmo, achei a frase bonita de novo.

É, a gente se acostuma e se acostumam com a gente. Sejam sentimentos ou pessoas, quer ver? É comum se acostumar com reclamação, não que seja bom, mas todo mundo dá uma reclamada. Assim como todo mundo, lá no fundo do coração mais peludo, acredita no amor, se arrisca a ter sorte e acredita na felicidades. Ponho minha mão no fogo até pelo mais ranzinza.

E quer saber? Está mais do que certo ser assim. Tem que acreditar. Tem que encarar. Tem que ir. Até quem tem o maior dos medos de avião, se acostuma com o balanço e a adrenalina lá de cima quando aquilo se torna parte da rotina. Nos adaptamos. Nos acostumamos. Nos acomodamos. Apesar de saber que se acostumar não necessariamente significa acomodar, ok?

Processed with VSCOcam with m5 preset

[ Imagem: reprodução ] 

Os sentimentos também se acostumam com a gente, dos mais bonitos aos monstros enormes que moram dentro de nós. E o problema está em se acostumar tanto com aquele monstro, que ele decide se acomodar. Por que será que precisamos nos apegar tanto aos sentimentos ruins? Insegurança, orgulho, raiva, ódio, tristeza, angustia, ciúmes, posse, manipulação? Mesmo que faça parte do nosso lado ruim, porque se acomodar achando que é assim e pronto?

O equilibrio está bem ali, no se acostumar. Se acostume com os bons e melhore aquilo que há de ruim. Não alimente seus maiores monstros com fermento. Não permita que o seu lado ruim sobressaia do que você tem de bom.

Sabe, diante de um mundo tão louco onde os outros mais apontam o dedo do que ajudam, decidir encarar o lado bom é quase que uma dádiva. Prefiro me acostumar com um mundo cor de rosa do que acreditar nessa lente cinza que a maioria impõe. A vida apesar de dura é frágil.

Escolho me acostumar com a felicidade na risada de 5 segundos do que fazer do meu coração a morada de uma tristeza profunda. Sentimento também é escolha. Deixe com que as coisas boas se acostumem com você, mas antes de mais nada, esteja de peito aberto para que isso aconteça.

2015_Ju

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Um comentário em “Eles se acostumam com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo