Especial de Verão | Leitura da Onça na beira da piscina

{ Imagem reprodução }

Ah! O verão, a estação mais cheia de vida do ano, chegou! E o que a gente mais gosta de fazer com esse solzão de Deus? Ficar na piscina ou se refrescar no mar. Então, a Leitura da Onça de hoje é #EspecialdeVerão.

Dando uma fuçada nos livros lá de casa para dar uma boa dica, encontrei “Amor é prosa e sexo é poesia”, de Arnaldo Jabor. Se te veio na cabeça a música da Rita Lee, acertou! Ela se inspirou em um artigo que Jabor escreveu sobre o tema para fazer a letra.

No livro, Jabor reúne suas melhores crônicas afetivas. Ele escreve sobre sexo, amor, família, mulheres, com um quê de comentarista político que é. São textos curtos, mas com profundidade…é uma leitura descompromissada, você pode parar e recomeçar quando quiser. Ou seja, ideal para ler entre um mergulho e outro 🙂

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.

Se topou a leitura, recomendo a crônica, além da que leva o título do livro, “O amor deixa muito a desejar”. Interpretei como uma crítica ao mundo “coisificado” que vivemos hoje, em que até mesmo o amor perdeu o encanto diante de tanta produção, virou mercadoria e moeda de troca. Vivemos a era do fast love, como bem diz Jabor. E a gente não vê isso acontecer a torto e direito por aí?

Mas o “clássico” do livro é a crônica “Amor é prosa, sexo é poesia”, que contrapõe o amor e sexo em analogias e comparações. Dois assuntos tão complexos, um envolto de ilusão, o outro ainda com  um certo não-me-toque. O texto traz definições se aproveitando da essência de cada um… Afinal, amor e sexo não são a mesma coisa. Ou são?

“Amor é propriedade. Sexo é posse. Amor é casa; sexo é invasão de domicílio. Amor é o sonho por um romântico latifúndio; já o sexo é o MST. (…) Amor e sexo são como a palavra farmakon em grego: remédio ou veneno. Amor pode ser veneno ou remédio. Sexto também – tudo depende das posições adotadas.”

PS: Esse livro foi um presente que minha mãe ganhou de uma amiga, e na dedicatória está escrito: Amor nunca é demais, mesmo seja em palavras.

É essa a dedicatória que faço aqui também. Aproveitem a leitura!

Assinatura_Nat

Últimos posts por admin (exibir todos)

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo