#GIRLPOWER | GABRIELA PRADO ALVES

Leia ouvindo: Rihanna – Cheers 

Fecho o mês de março com uma #GirlPower muito especial e inspiradora. Para quem é nova por aqui, #GirlPower é uma coluna que criei recentemente e o meu objetivo com esse conteúdo é inspirar mulheres mostrando histórias reais de “garotas poderosas” que decidiram sair da zona de conforto e ir além. Mulheres que não tem medo de ousar ou errar, assumiram os riscos, aprendizados e hoje são donas do próprio destino. A minha #GP de fevereiro foi a estilista-musa Renata Tenca, e se quiser dá para ler a matéria com ela aqui!

A minha #GirlPower de março é a Gabriela Prado Alves, mas pode chamar de Gabi. 😉

Conheci a Gabi por causa do Iuri, amigo meu e namorado dela. Essa apresentação hoje em dia mudou um pouquinho, por que o Iuri se tornou namorado dela e ela uma grande amiga. A nossa energia bateu, e quem disse que desgruda? Sempre brinco com a Gabi que a melhor escolha que o Iuri fez na vida foi ter pedido ela em namoro, a segunda melhor coisa foi ter me apresentado ela.

A Gabi é uma pessoa preciosa, para não dizer única. Ela parece ter jeito para chegar e ficar na vida das pessoas. Ela é aquela que cuida, que faz questão, se preocupa e ajuda. É do bem, faz sem esperar nada em troca. Arrisca mesmo sabendo que a ideia pode ser torta. Abraça causas e pessoas com maestria.

E falar de alguém com tal personalidade é fácil, mas pessoas com tanto potencial sempre são mais. Pessoas interessantes vão além de suas maiores qualidades, são a mais pura inspiração de vida. A gente tem vontade de pegar um pouquinho e guardar num potinho, para ter sempre por perto sabe?

A Gabi é pura inspiração! Não só pelo jeito que encara o mundo e as adversidades que vez ou outra aparecem no caminho, ela escolheu deixar o mundo muito mais bonito através da arquitetura. A “lôra” de olhão azul e sorriso fácil, tem 26 anos e é arquiteta de formação. Nossa primeira identificação começou ai, arquitetura era uma das minhas opções de curso na faculdade. Não preciso nem dizer que somos insuportáveis juntas! rs

Corajosa que só – apesar da pouca idade, meses atrás deixou o emprego em uma construtora para tocar o próprio escritório – Gabriela Prado Arquitetura, e criou o nosso queridinho Arqcessível, sua segunda empresa em sociedade com seu irmão e sua mãe. O objetivo com o Arqcessível? Criar projetos de arquitetura personalizados com preços acessíveis e entrega online.

Claro que as fotos do nosso editorial não poderiam ter mais ligação com a Gabi e sua profissão. Fizemos as fotos com o Gui Mira na Mercatto Casa, a loja de decor mais charmosa de Campinas.

“Eu sempre tive uma relação muito próxima com a arquitetura, minha tia é arquiteta e a minha mãe sempre cuidou de perto das reformas e decoração da minha casa. Era natural nas horas vagas assistir programas de  decoração e arquitetura na TV.
Apesar de tal ligação, a escolha pela faculdade não foi fácil. Nunca coloquei a arquitetura como prioridade, já que a minha vontade era – até então – ser jornalista.
Quando completei 18 anos, decidi fazer uma viagem pela Europa e quando eu voltei percebi que o jornalismo já não tinha tanto a ver comigo. Por eliminatória, mas ainda em dúvida, fiquei entre arquitetura e moda.
A minha maior preocupação era a comparação com a minha tia, já arquiteta e quem eu tanto admirava. Claro que bateu a insegurança, o medo da comparação ou de simplesmente descobrir que eu não tinha talento. Acabei decidindo pela arquitetura, no segundo semestre veio o momento da certeza: era aquilo que eu queria para a minha vida.
Um passinho de cada vez e veja só, já estava ganhando mais experiência e confiança em relação a minhas escolhas e encontrando as minhas certezas.”

“Mas o momento de maior transformação foi o intercâmbio. Sabe quando a lagarta se descobre borboleta? Pois bem, foi o meu ponto da virada. Decidi morar um período em Londres e Barcelona. 

Sair da minha zona de conforto e ter o desafio de morar sozinha em outro país foi transformador! A Saudade era enorme, e me fez valorizar ainda mais a família e os amigos que eu havia deixado no Brasil. Doeu ter que resolver aqueles problemas de dia a dia sozinha, mas sei que era a escolha que havia feito para me tornar mais forte.
Foi morando sozinha e em outro país, que entre festas, trabalhos da faculdade e contas para pagar que me vi adulta e feliz!”

“Com as tantas experiências novas, a minha relação com a arquitetura também mudou. Londres se tornou a minha grande paixão! Até hoje tenho um carinho especial pela cidade que me acolheu. Continuo com o olhar apaixonado para Nothing Hill e Candem Town, tão diferentes e tão característicos. Aprendi a viver as cidades que visito além dos monumentos famosos ou lugares badalados, é incrível ter um contato maior qualquer tipo de cultura local, seja ela envolvida com gastronomia, arquitetura…

Barcelona foi incrível comigo! Até Gaudí, confesso(!), que achava exagerado me conquistou. Como não se encantar com a Sagrada Família? Era realmente um homem a frente de seu tempo. 
 
A cada nova viagem busco por novas experiências. Estudar, pesquisar, ler e programar cada roteiro com cuidado e vivência! É ir além da arquitetura, ou monumentos históricos, é viver o roteiro criado. Ir a restaurantes, conhecer a moda local, a cultura daquele povo. Uma das viagens mais marcantes que fiz foi para Roma, onde conheci o museu MAXXI projetado por Zaha Hadid. Que projeto, que mulher incrível!
Eu queria ser igual ela!
Voltei não só mais confiante, voltei disposta a conquistar o mundo – meu mundo!”

 

“Tive o prazer de trabalhar com a minha tia e primeira inspiração, a honra de fazer parte da equipe do escritório do renomado arquiteto Arthur Casas, e ainda ganhar mais experiência em uma construtora. Acabei abraçando alguns projetos fora do horário de trabalho que me deram mais certeza que havia feito a escolha certa. 
 
O GPAD, meu escritório de arquitetura, abri em sociedade com o meu irmão, mas inquieta que só, senti que faltava algo. Acredito que o design é para todos! Perdi a conta de quantas vezes ouvi que contratar um arquiteto era caro, que a pessoa não queria fazer obra, que não queria investir no apartamento que não era dela, e etc. Resolvi então criar uma empresa que pudesse entregar a arquitetura de uma maneira acessível e descomplicada. Assim nasceu a Arqcessível, que como o próprio nome já diz é a arquitetura acessível.
Ali desenvolvemos uma consultoria de decoração online. O cliente tem um atendimento personalizado, rápido e com baixo custo. A nossa missão é inspirar pessoas em suas obras e até mesmo pequenas reformas, reutilizando materiais e dando cara nova ao ambiente.
Essas mudanças sempre foram muito presentes na minha vida porque minha mãe sempre gostou de mudar a cara dos ambientes lá de casa. Me lembro de várias vezes, eu e meu irmão, ajudarmos ela a pintar parede, mudar móveis de lugar e até mesmo reformar algo que já fazia parte da casa. 
Mais do que qualquer mudança estética, acredito que a arquitetura transforma o jeito de viver das pessoas.”  

É fácil saber quando uma pessoa é pura inspiração, é só ver o quanto ela gosta de inspirar a vida de outras pessoas fazendo grandes coisas. A Gabi é esse tipo de pessoa e acho que vocês tiveram certeza disso lendo a matéria. É ser muito mais do que arquiteta, é saber transformar a vida das pessoas.

O motivo dela estar aqui é por que de uma maneira avassaladora ela entrou na minha vida para ficar, e entre perrengues e alegrias compartilhamos as pequenas e grandes conquistas do dia a dia. Lá em cima em coloquei o “Leia ouvindo” com a Rihanna, mas talvez essa sequência de fotos aqui de baixo tenho muito de “Trem-Bala da Ana Vilela“.

Obrigada por inspirar os meus dias, Gabi! Vôa <3

Gabriela Prado Alves

Gabriela Prado Arquitetura: @gabrielapradoarq

Arqcessível: @arqcessível

Fotografia

@GuiMira

Agradecimento especial para a Mercatto Casa (Eli, obrigada por emprestar o seu jardim e charme!), Renata Tenca ( Os looks são dela. Arrasou, Rê!), a beleza foi do Juliano Culkin lá do CKamura Campinas e um super beijo para a Raquel, que trabalha na Mercatto e aguentou a gente por lá durante uma tarde toda!

Obrigada, gente! <3

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo