GIRL POWER | RENATA TENCA

Leia ouvindo: Copacabana Club – UP

Conheci a Renata em 2005, estava chegando em Campinas para estudar e decidi trabalhar meio período. A Rê foi a minha primeira grande inspiração profissional, aliás, ela e a Jadna – sua mãe e proprietária da Excllusivo – loja multimarcas bacanérrima daqui de Campinas.

Não foi difícil admirar a Rê logo nos primeiros dias, com a maior paciência do mundo me ensinou tudo sobre venda, comportamento de compra e moda. Fiquei com ela por quase 9 meses até conseguir o meu primeiro estágio remunerado na faculdade.  Que baita experiência trabalhar com ela e toda equipe! Agradeço até hoje os moldes e ensinamentos recebidos dela. Sem ela, provavelmente eu não teria chego nem na metade do caminho até aqui. De 2005 até agora são bons anos de amizade, parceria e trabalho – até minha cliente de Fashion Business ela foi!

Hoje é a estreia dela por aqui, numa coluna que é pura inspiração. A Rê é a minha Girl Power de Fevereiro, e o meu principal intuito com esse conteúdo é te inspirar. Contar histórias de mulheres incríveis e possíveis, gente como a gente, sabe? Como eu, como você – que inclusive está lendo esse texto agora.

Batemos um papo delícia no dia do Mini Editorial que fizemos na feira. Teve pastel, risadas e compras! O texto sobre a Rê é meu, as fotos são do Gui Mira e toda a produção é minha e da própria Renata, com acessórios da Mara Thomazetto.

Aproveite! 😉

 

Renata é aquariana, pra frente, independente, ousada, cheia de estilo e beleza única. Se tornou estilista por inspiração, já que é formada em direito, mas desde os 8 anos de idade acompanhava a mãe nas comprar para a loja e seu avô era modelista de sapato. A moda foi absorvida sem nem mesmo perceber e seguiu seu caminho natural.
Hoje com 35 anos, tem a marca Renata Tenca há 10! Decidiu que queria seguir carreira como estilista e desde então o direito ficou na gaveta. A motivação vem de um olhar bem peculiar, a Rê vê o mundo da moda como arte. Quando produz uma coleção trabalha diversas vertentes artísticas, como a dança, a música e a fotografia. Dança, aliás, sua segunda paixão depois da moda.
E falando em moda… Como é ser estilista no Brasil, Rê?
“É uma delicia! Vivemos em um país tropical, cheio de inspirações maravilhosas e com uma cultura riquíssima, no entanto enfrentamos as dificuldades econômicas,  mão de obra e a falta de incentivo do governo. Com anos no mercado, aprendi a me adaptar a todas essas dificuldades e aproveitar a parte positiva de ser brasileira e transferir essa paixão para meu trabalho. Acho que aí que entra aquela pitada do diferencial da moda brasileira que os gringos tanto percebem ao olhar uma peça nossa.” 

Acompanhei a marca Renata Tenca na sua fase mais embrionária, vi o tanto que a Re trabalhou para conseguir oferecer uma moda cheia de estilo e bossa. Antes de tantas pessoas falarem em moda como lifestyle, eu e a Renata defendíamos isso com unhas e dentes, inclusive na época que trabalhamos juntas na estratégia da sua marca.

A Rê tem estilo único! Mistura estampas e texturas como ninguém, possui uma autenticidade leve e inspiradora. Ser leve é uma das maiores qualidades da Rê! Não existe tempo ruim, frescura ou mimimi, se precisa ser feito, feito será. Centrada, decidida e ousada. É uma “caça-tendências” nata! Com olhar apurado, enxerga em tecidos ainda no plano verdadeiras obras de arte.

A válvula de escape para tanta inspiração? Dançar. O movimento do corpo para ela é também uma maneira de sacudir a alma.

Falando em alma, encontrou plenitude em dois livros que está lendo e fazendo um bem danado: “O Poder do Agora” e “Propósito”. Espiritualidade no auge e o aprendizado mais difícil de todos: viver o hoje! Tenho com a Rê um livro xodó, que inclusive foi ela que me indicou, “A elegância do ouriço”. Leiam, vale muito!
Se a Rê pudesse te dar um conselho, seria esse aqui óh:
Estou em um momento bem de viver o agora, não me prender a nada do meu passado e nem ansiedades futuras. Acho que a gente constrói nossa história através dos aprendizados, erros, acertos e da maturidade que adquirimos com o tempo. Mas prontas mesmo estamos para o agora e tudo aquilo que a vida nos apresenta diariamente. A melhor energia que podemos receber é a do agora. Aproveite”

Q U E R   S A B E R   M A I S   S O B R E   A   RÊ?

Instagram: @renatatenca

Facebook/RenataTenca 

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo