Não confunda "Bom gosto" com "Bom, gosto"

3

De um comentário despretensioso (mentira, lógico que eu pretendia provocar) com a Gi, o Jean, a Cyntia e a Aninha, sobre gosto musical, acendeu um pensamento: existe certo e errado pra música?


Óbvio que você já deve estar fazendo N juízo de valores e dizendo a si próprio que gosto se discute SIM e que o “correto” é o blá blá blá, Whiskas sache blá, blá, blá…


Eu simplifico que aquilo que chamamos de gosto é o reflexo da nossa bagagem cultural, nossos costumes, hábitos, criação e repertório de conhecimentos adquiridos com amigos, familiares e até mesmo em viagens. Logo, é uma sandice esperar que alguém nascido e criado em um ambiente onde todas as suas raízes o aproximam do sertanejo, se simpatize por rock pesado, metal, trash, punk e outros. O que não o impede em absolutamente nada que realmente sinta gosto pelos ritmos citados ou qualquer coisa diferente de tudo isso.


E é aí que mora a graça do bicho humano: ser diferente. Porque, a partir do momento que o garotão do sertanejo passar a gostar do metal pesado, para seus pares, o estranho no ninho será ele.


E hoje em dia, a voga é criticar o que o outro gosta como “ruim” ou de “mal gosto”, mas nos esquecemos que, duas mulheres – uma de burca e outra de biquíni –  representam a mesma coisa: a dominação machista sobre a mulher. Só que em um, a mulher é vergonha e não pode se expor e no outro, a mulher é objeto e deve se expor. E agora? Não ficou tão fácil saber quem está certo, né?


Cada ponto de vista é a vista de um ponto. Dizem que aquele ser que chama de eclético, nada mais é do que um cara que não sabe do que gosta. Ok, sou eclético. Gosto de Adele, Queen, Iron, Metallica, Matanza e também escuto Nouvelle Vague. Gosto muito de  sertanejo raiz e acreditem, até um sertanejo universitário bem ritmado contagia e faz chacoalhar o esqueleto.


Por isso sou melhor do que alguém? Ppppppfffffffffffffff. Nem de perto, nem de longe. Sou só sou um cara que gosta de escutar música sem ninguém buzinado que ela é brega ou cool. Enquanto discorda desse monte de baboseira que coloquei, deixa o seu comentário enquanto escuta a Tiê dando roupa nova no sucesso do Calcinha Preta.



Últimos posts por admin (exibir todos)

You might also like More from author

3 Comments

  1. Gi Moura says

    Eita, eita, eita!
    Perfeito, gosto de música e ouço com o coração e não com a razão (si é q dar “ouvidos” a quem vai me criticar ou não seja razão)rs … seja para o coração rir, chorar ou como vc mesmo diz pra chacoalhar o esqueleto… não faço distinções, me jogo nos ritmos…

  2. @AninhaRuiz says

    Como sempre… mandando bem, né Rubão? =)

    Esse texto do Jean tbm é ótimo!

    Abraaaaaaaços!

Leave A Reply

Your email address will not be published.