O maior projeto de nossas vidas

Leia ouvindo:  Old Pine – Ben Howard

É muito bom estar de volta. Depois de um tempo separados, essa REunião com a energia do Cotidiano Dela me fez muito bem. Muita coisa aconteceu no meu cotidiano nesses últimos tempos em que estive longe e é sobre isso que quero falar com vocês: sobre escolhas, decisões e mudança.
É fato que vivemos uma era de mudanças, ou melhor, uma mudança de era. A entrada de uma nova era, ao mesmo tempo que é algo incrível de vivenciar, é algo que nos assusta. A desconstrução de um velho modelo para iniciarmos a construção de um novo modelo. E é exatamente nessa transição onde muitas vezes nos sentimos perdidos, sem norte, no limbo.
Um ponto que acho importante ressaltar é que, quando passamos por momentos como esse, de novas escolhas, decisões e mudanças, sentimos e vibramos nessa energia do novo. Quem não quer fazer parte dessa revolução? Todos nós, certo? Mas o que pouca gente está disposta a fazer é abrir mão do velho, para que possamos deixar o novo entrar. É preciso “abrir espaço” e isso significa que precisamos abrir mão de algumas coisas para que novas coisas venham até nós. Em termos mais mundanos, digamos que eu estou insatisfeito no meu atual emprego. E que essa insatisfação não seja monetária, mas sim relacionada aos meus valores enquanto ser humano. Todo o dia no caminho para o meu escritório, eu sinto que estou “queimando” mais um dia da minha vida. Mas mesmo assim, continuo nessa rotina por anos, até não aguentar mais. Conhece alguém que está passando ou passou por isso? Eu conheço e essa pessoa era eu.

83f230193f7c1464936342bc31d69176

[ Imagem: reprodução ]

Uma vez um dos nossos maiores filósofos contemporâneos disse que “não nascemos prontos”. O que o Cortella quis dizer com isso é que nós, humanos, ao contrário de uma geladeira, de um carro ou de um celular, que nascem prontos e vão se gastando, somos seres que nascem não prontos e que vamos nos fazendo, nos desenvolvendo, nos aperfeiçoando a medida que vivemos. E aqui refaço a vocês uma pergunta que me fiz durante muito tempo: vocês estão se fazendo ou se gastando na vida de vocês? O emprego de vocês, o relacionamento de vocês, a rotina de vocês, faz com que vocês se desenvolvam e evoluam enquanto seres humanos ou estão apenas gastando e apequenando as suas vidas? Vida aliás que já é curta, mas fazer dela pequena é uma opção pessoal.

Quando por fim consegui verbalizar para mim mesmo a resposta dessa pergunta, resolvi mudar. Resolvi oxigenar. Resolvi sair da empresa que havia fundado há 12 anos e desde então entrei em um processo de transformação e transição pessoal. Aliás, toda mudança deveria ser tratada como um processo e não como um evento. As pessoas querem o objetivo (de ser mais feliz, de ganhar mais, de viver melhor, etc…), mas muitos não querem caminhar até lá. E é nesse caminhar, nessa jornada que a mágica acontece. O objetivo? Esse pode mudar no meio do caminho e tudo bem. Faz parte. Mais importante do que para onde vamos é com quem vamos.
Hoje dedico toda a minha energia para o maior projeto ao qual estou envolvido. Esse projeto sou eu mesmo. Sem egocentrismo, acredito que o maior projeto de todos os seres humanos deveria ser eles mesmos. A construção de um ser integral. Inteiro. Não acredito nessa história de “metade da laranja” ou da “tampa da minha panela”. Eu acredito que todo relacionamento sustentável, seja profissional, pessoal, amoroso, etc… se dá pela união de inteiros e que juntos vão construir uma grande história, uma grande jornada, independente do destino. Afinal, será que quando “chegarmos lá” o lá ainda estará lá? Eu acredito na inexistência do lá. Por isso tento viver a minha jornada de forma leve, alegre e divertida. Independente se os acontecimentos externos do meu contexto sejam bons ou ruins, se me sinto feliz ou triste, tento me manter em paz comigo mesmo. Ciente que sou sim um projeto em eterna construção.
Agora que já nos conhecemos melhor, sintam-se em casa para opinarem sobre os textos. Vamos construir juntos esse campo para que possamos nos tornar o maior projeto de nossas vidas!
Até a próxima!

Últimos posts por admin (exibir todos)

admin

Um comentário em “O maior projeto de nossas vidas

  1. Estou adorando a pagina, quando não tenho nada para fazer leio vários e vários texto, ouço todas musicas que sempre são maravilhosas.

    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo