Leia ouvindo: Coldplay – A Sky Full Of Stars
“Só é olhado pelo céu quem olha as estrelas.” Mia Couto
Talvez tenha sido a frase que mais mexeu comigo nesses 6 meses de 2014. Desde pequena fui apaixonada pelo céu, seja pelo azul do dia ou pelos pontos de luz que aparecem à noite. Não sei se existe uma explicação para isso, mas paixão e amor nunca fizeram sentido.
O céu para mim é cura. Em dias ruins me perco olhando para ele, como se ali estivesse a solução dos meus problemas. Se Deus mora lá, com certeza já achei a tal explicação perdida no parágrafo acima. Azul, ensolarado, com nuvens de algodão, desenhos animados, cinza, à noite, cheio de estrelas, como eu e você, cheio de si e de outros, sem um limite ou fim. Tanto em comum.
A minha ligação com o céu é grande. Me lembro de ficar vendo estrelas no anoitecer com o meu avô, obviamente que eu não podia apontar, senão nascia uma verruga no meu dedo, mas foi nesse momento que nasceu uma admiração que duraria o resto da vida. Digo isso, porque logo que fui morar sozinha e sentia muita saudade de casa, da família, dos amigos, enfim, quando o coração apertava eu saia na varanda e ficava ali, olhando para aquela escuridão infinita.

A frase talvez tenha feito tanto sentido porque para mim ela soa como Deus. O céu é Deus. Não por conta da divisão de céu e inferno imposta pro religiões, mas sim, por ser ali que encontro a minha paz, que procuro calma, que acho as três marias, o cruzeiro do sul, as outras constelações e algo divino que me acalma o coração. Acho que no fundo, posso chamar as estrelas de fé, porque se eu olho para elas, elas olham por mim.
Por vezes queremos o mundo, mas o quê precisamos é lembrar que existe um teto cheio de estrelas que já é nosso. Com anseios, desejos, amores, saudades, angustias, medos e fé. O céu é algo que ninguém pode tirar de você. É a sua janela de alma, cheia de pontos de partida.
Quando a gente lembra que o céu é azul, independente do dia e que a noite o nosso maior cobertor é feito de estrelas, fica mais fácil aceitar o mundo e entender que existe alguém muito maior pensando em nós. Olhando estrelas, achando desenhos em nuvens e acreditando no infinito. Que a gente nunca perca a fé que fica lá em cima.
- ARRUMANDO A BAGUNÇA - 27/04/2021
- SERÁ QUE É SUFICIENTE? - 21/04/2021
- SENTIR RAIVA DEVERIA SER NORMAL - 20/04/2021