Ser macho é só parte da coisa.

5
por @RubensGualdieri


Em pleno século XXI, quando as mulheres começam a ser contratadas em funilarias que exijam destreza e mão leve para pequenos reparos (e preços caros), ainda tem homem que reluta em cuidar da própria aparência. As fronteiras do espaço e as profundidades do oceano foram transpostas, mas o vazio na cabeça de alguns homens ainda continua tão grande quanto do espaço e o preconceito tão profundo quanto dos oceanos. Vivemos em uma época que o assunto sobre vaidade masculina é tratado como tabu. Não confunda afeitado com afetado…

O culto à beleza e o aspecto plástico das coisas (e principalmente pessoas) nunca esteve tanto em evidência. A indústria cosmética vai muito bem obrigado, graças às mulheres que consomem xampus, um pra cada dia da semana. Atualmente têm mais cores de esmalte do que na escala Pantone. Perfumes então… Não imagino de onde sai tanta fragrância, com tantas variações. E cá pra nós, nada mais delicioso do que uma mulher perfumada, bem vestida, com uma maquiagem que realce seus traços, uma mão bem tratada, pernas lisinhas e pés à mostra. Aí eu pergunto: se eu – homem – gosto de mulheres bem cuidadas, dessas de comer com os olhos, as mulheres, em contrapartida, também gostam de homens arrumados?

Eu não estou nem um pouco a fim de imaginar, em um mesmo quarto, uma mulher toda produzida e um homem parecendo um recém saído de baixo da ponte. E mais: recuso a acreditar que o tal “homem rústico” que as mulheres tanto falam, faz sucesso. Até porque, as fotos de referência que elas mostram como “homem rústico”, nada mais é do que um cara com barba por fazer, invariavelmente vestindo roupas de grife, no rosto está estampado um Ray Ban e sempre está à  bordo de uma Land Rover, Cherokee ou outro station vagon sport que o valha. Ou seja, eu fugindo da Gillette dois dias, sou mais rústico que qualquer um deles, a perder de vista.



Reiterando a pergunta: homem não deve (ou não pode) ser vaidoso? Cabelos e unhas têm o péssimo hábito de crescer (a dos pés, também). Depois de um dia de atividades e trabalho, não há odor natural do corpo que resista ao inferno que é o cheiro de suvaqueira vencida (cebola é pouco…). Uma barba por fazer, é uma lixa 40 nos rostos, pescoços, colos, pernas e pés femininos (se não entendeu, me mande e-mail que eu desenho). O pés transpiram e precisam respirar, mas, usar sandálias é uma regalia que por ora só as mulheres conseguiram, sendo assim, o resultado de um pé suado e trancafiado em um tênis ou sapato, é o chulé. Tipos gorgonzola. Talcos à base de cloridrato de alumínio resolvem pela raiz. As orelhas e o nariz nunca param de crescer e os pelos dentro deles, também não. E em progressão geométrica. E eles não sairão de lá por obra do destino nem milagre. Alguém terá de pegar uma pinça e arrancar os maledetos de lá ou ficar com uma touceira saindo dos buracos do nariz e as orelhas parecendo com as de um elefante, tamanha quantidade de pelos querendo se libertar. É a mesma pinça que fará a diferença entre monocelha e sobrancelha. Usar sabão de coco pra lavar a cabeça? Ok, se a mãe natureza lhe deu um cabelo escorrido, caso contrário, se ela foi madrasta como foi comigo e me deu uma grama no lugar de cabelo, tem que apelar pra um xampu que amenize essa desgraça. Ou passar máquina zero.



É por tudo isso que afirmo, sem medo de ser feliz, que não é pecado o homem ser vaidoso e se cuidar. Não penso que isso irá denegrir a imagem de “macho”, caso se preocupe em estar bem e se sentir bonito, muito ao contrário, pois o macho que gosta de mulher (aqui muitas dirão que é o cafajeste) e igualmente gosta de um bom jogo de conquista, estará impecável pra chegar chegando em uma deusa.

Não contem pra ninguém, mas o que tem de machão “das antigas” por aí, que não fazem a mínima ideia de como se acende uma churrasqueira ou como tira o sutiã da gata sem acabar com o sutiã ou com a paciência dela…

Últimos posts por admin (exibir todos)

You might also like More from author

5 Comments

  1. Gi Moura says

    Uhauhauha!
    Um brinde ao texto… espero q sirva de lição p muito “machão” aí…

  2. Jean Marcel says

    [muitas e muitas gargalhadas]Verdades masculinas e femininas num só texto…fantásdigo!

  3. Dona Oncinha says

    HAHAHAAHAHAHAHA RUBENS, você é espetacular! HAHAHA beijos

  4. Rafael Noris says

    E pensar que você me zuou quando eu disse que usava shampoo pra lavar a barba…

  5. Jabs Cres says

    Nada mais justo do que o homem se cuidar, já que “exigimos” isso das mulheres …

Leave A Reply

Your email address will not be published.