Só por um momento

Colunista convidada : Natália Mota 

Há um tempo, todas as manhãs ao acordar, tomava meu café e folheava “Nietzsche para estressados”. O nome do livro pode parecer até uma admissão de que as coisas não estavam indo bem – e pra falar a verdade, não iam mesmo.

Imagem: reprodução

E essas doses matinais de filosofia me fizeram cair na real para os dias que estavam começando.  Dos 99 pensamentos de Nietzsche, resolvi compartilhar um dos aforismos que de fato me despertou para o dia e para a vida: O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes.

 Fui para o trabalho pensando sobre esses tais “momentos felizes” e me questionei, assim como o autor Allan Percy, sobre o excesso de cobrança da felicidade, como as pessoas cobram sorrisos uma das outras, tratando a tristeza como se ela fosse inadmissível. E na verdade não é. Entendi que ela faz parte do processo, porque se transforma em um parâmetro de comparação e o sofrimento, por sua vez, é uma forma de expurgar a alma.

Agora, vejo que só conseguimos perceber – e, portanto, valorizar – os momentos felizes quando passamos por momentos não tão bons. E por isso, estava na vantagem: a qualquer momento podia me deparar com um momento de felicidade.

 Descobri que meu erro era achar que viria uma maré de sorte, que eu merecia só coisas boas depois de tanta turbulência. Mas ao ler o texto, percebi que a “época feliz” não chegaria como um divisor de águas, e que é melhor reconhecer os momentos felizes ao longo de um dia para entender que não vale a pena ficar esperando e esperando por uma trégua da vida, porque provavelmente não ela não vai dar.

São acontecimentos atrás de acontecimentos, e cabe a cada um de nós decidir o que fazer com eles. E que se for para sofrer, que seja assim, porque revigora. Se for para sorrir, que seja um sorriso verdadeiro, porque enobrece. Ambos os casos devem durar só por um momento.

 

 PS: O título “Nietzsche para estressados” não deve ser levado ao pé da letra. Basta você querer reciclar os pensamentos e colocar a cabeça para funcionar!

Últimos posts por admin (exibir todos)

admin

Um comentário em “Só por um momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo