Sobre a feira de ciências

Promo da Onça: Oficina do Estudante

Leia ouvindo: Titãs – Epitáfio

A gente nunca imagina que aquela fase de colégio vai nos ensinar coisas que levaremos para a vida. E não estou falando da fórmula de Baskhara, ou daquela bonita tabela periódica ou dos experimentos das aulas de biologia. Às vezes as Leis da física batem na nossa cara, a vida parece aquela catástrofe grega ou aquela aula chata de matemática.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas aquela feira de ciências te preparou para vida. Seja na briga boba com alguém com grupo até o vulcão de bicarbonato e vinagre que esparramou demais e fez você passar vergonha. É meus amigos, a gente achava que o problema era uma experiência não dar certo, mas aquilo era o começo dos obstáculos que iríamos encontrar pela frente.

Foi na escola que a sua opinião sobre quase tudo começou a ser formada e as ideias direcionadas. E você não fazia ideia o quanto isso iria afetar a sua vida. Escolher entre a tinta azul ou vermelha foi fácil. Difícil foi decidir se seria de direita ou esquerda na política. Sim, aquelas aulas todas de história te ajudaram em algumas decisões do hoje.

imgG_eventos_3595

[ Imagem: reprodução ] 

Teve também a literatura e seus nomes. As aulas de redação. A apresentação de trabalhos. E finalmente aquela Feira Multidisciplinar. Aquela em que sua mãe morreu de orgulho quando viu sua apresentação, mesmo gaguejando ou errando a fala. E até mesmo quando nada saiu como você esperava.

A grande verdade é que a gente esquece de quase tudo que vivenciamos até chegar na vida adulta. Naquela grade de horários cheia de atividades existia uma que você deixou passar desapercebido: aproveitar. Aproveitar ao máximo o conhecimento, a vivência, a experiência, o estudo. A gente sempre vê os problemas muito maiores do que eles realmente são. Quem dera que entre os meus problemas tivesse algo parecido com o esparramar do bicarbonato + vinagre ou a fala errada na apresentação. Quem dera poder voltar naqueles anos em que o experimentar aparecia sem medo e, curiosa que só, escolhia testar tudo sempre. Errar sempre levou a um resultado. Inclusive tirar 10 na feira de ciências.

2015_Ju[ O post foi inspirado na Feira Multidisciplinar dos alunos da Oficina do Estudante. Deu saudade do colégio, de novo! ]

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo