Um pouco de solidão

Sempre fui acostumada a ser só. Meus pais escolheram ter um único filho, meus primos moravam longe e apesar de ter aproveitado muito a cia deles, sempre vivi cercada de amigos imaginários. Solidão nunca foi um problema para quem se acostumou com isso a vida inteira. Isso não é uma reclamação, muito pelo contrário, pode até ser egoista o comentário, mas aprender a viver com a solidão é o maior e melhor dos aprendizados.

Nascemos e morremos sozinhos. Convivemos com nós mesmos por uma vida inteira, ou seja, você, você, você e mais ninguém, mas quase ninguém fala que fazer as pazes com a solidão é saudável. Você precisa de um tempo só para você, seja para colocar a cabeça em ordem ou encontrar a paz. 

Solidão é importante, assim como ter amigos também é. A grande verdade é que de caos, já basta a gente, quando decidimos dividir o nosso caos com o outro, ai ferrou-se. Caímos num jogo de opiniões baratas e que nos levam para caminhos que talvez não sejam os nossos. Aqueles que nos queremos trilhar por sonho ou necessidade. Solidão ajuda na escolha. Solidão ouve o coração.

83
{ Imagem reprodução }

Conselhos sempre são bem vindos, cia de amigos, namorado e família também, mas já reparem como a solidão faz bem? Escolher ficar sozinho por um tempo, aquietar o coração, aproveitar a própria cia tomando vinho ou assistindo filme. É na solidão que a gente fica frente a frente com a gente mesmo. Que encontra qualidades, defeitos, pontos fortes, pontos fracos, feridas abertas ou já fechadas, traumas, saudades, amores. É na solidão que a gente se perde e se encontra. Solidão é o melhor apoio que alguém pode encontrar. Saímos de um período de solidão mais fortes do quê nunca. Solidão faz bem, meu bem.

Não, não é feio ser sozinho. Quem disse que você precisar ter alguém para ser feliz? Quem disse que você precisa ter coisas para ser feliz? Felicidade vem da gente. Ninguém precisa de um relacionamento para suprir carência, assim como ninguém precisa não se relacionar por medo de sofrer. Solidão dá um pouco mais de conhecimento e equilíbrio. Ter pessoas ao redor é uma delícia, o ser humano precisa disso senão enlouquece. Mas será que também não precisamos de etapas solitárias? Respondo com toda a certeza do mundo: necessitamos.

Períodos solitários são felizes, é justamente ali que conseguimos criar um caso de amor eterno com quem mais devemos amar, nós mesmo. Felicidade vem da gente, solidão também. Ninguém nunca disse que seria fácil, e nem que é preciso ser sozinho. Muito pelo contrário, esteja sozinho, não seja sozinho. A vida precisa de gente, mas antes de tudo, sozinho ou não, esteja com você.

Assinatura Ju - 2013

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo