WE LOVE.FOOD | TOMYAM-LAGUNDRI

Leia ouvindo: Eddie Vedder – Better Days 

Ali na Rua Sampainho, coração do Cambuí, bairro boêmio de Campinas fica o Tomyam, antigo Lagundri. Um belíssimo restaurante de comida tailandesa. O lugar tem uma certa magia, pelos menos para mim que vivi bons momentos ali. É também o meu xodó e está entre os meus preferidos na cidade.

Sempre vale a visita. Não só pelo ambiente lindo, mas pela experiência em si. A gastronomia eu nem preciso comentar, é comida tailandesa de verdade. Não espere pratos elaboradíssimos, a intensão não é essa. A única intensão ali é oferecer a gastronomia com alma e você vai sentir isso assim que entrar no restaurante!

Dessa vez eu voltei para o restaurante para um jantar especial. O mundo – como vocês devem saber – é um lavabo e quem me convidou para tomar um vinho e jantar foi a Ju, sócia do restaurante que para minha surpresa é também leitora do Cotidiano (da época do Dona Oncinha ainda!!!). Não preciso nem dizer que toda a ligação que tenho com o restaurante fez todo sentido! Era mais um bom momento ali.

Já na porta de entrada você entende que será muito mais do que um jantar, é experiência única. O boas vindas começa com a receita da sopa típica, Tomyam. A luz baixa deixa o ambiente muito aconchegante, mas o ponto alto da decoração são as lanternas. Elas estão por todos os lados, colorindo, iluminando e decorando. O restaurante é realmente lindo! Adoro o salão principal, mas experiente as mesinhas que ficam no fundo. O jardim para mim é o auge, meu lugar preferido para tomar vinho.

Se o ambiente em si já te abraça, não espere muito para começar a experimentar as delícias do cardápio. Comece pela carta de vinhos, ótimos rótulos e preços justos. Tem também os drinks especialíssimos da casa, eu e a Ju começamos nos drinks e terminamos no vinho. Entre tantas coisas em comum, a primeira delas foi a falta de limites para o vinho, claro!

O drink delícia e super fresh que pedimos foi o Bankao, Gin (!!!), licor triple sec e maçã verde.

À partir do drink eu percebi que conheceria um novo cardápio, veja só, mesmo frequentando o restaurante há muito tempo, sabia que a Ju me levaria para uma verdadeira viagem de sabores na culinária tailandesa. Começamos com o couvert pra lá de exótico: Mahor.

A base é um pedaço de abacaxi, por cima um mix de carnes agridoce, alho, coentro e pimenta dedo de moça. Tudo isso numa bocada só! Aproveite o sabor, é espetacular.

Entre as tantas entradas deliciosas – e bem servidas – que existem no cardápio, a mais famosa delas são as Samosas. Crocantes de banana da terra com camarões salteados com curry, iogurte e pimenta dedo de moça. Apesar de parecer simples, o mix de ingredientes é muito saboroso e o crocante de banana da terra é tipo, incrível e dá um toque todo especial ao prato.

São tantas opções de entrada que a Ju sugeriu o menu degustação, e outras três opções de entrada apareçam por lá. Todas são uma ótima pedida, viu?

  • Khanom Jeeb (Primeira foto abaixo): são guiozas cozidas no vapor e recheadas de siri, frango e mignon suíno. O toque especialíssimo vem com o molho de shoyo grosso.
  • Camarão Koohompha (Segunda foto): camarões recheados com açúcar de palmeira e amendoim, envoltos em massa harumaki e servidos com molho de pimenta doce.
  • Lulas em Chiang Mai (Terceira foto): são anéis de lulas recheadas com mignon suíno temperado com curry vermelho e especiarias. E para finalizar, molho de redução de shoyo.

Os pratos principais são uma atração a parte. Prepare-se de verdade para comer bem, por que além de lindos e bem apresentados, são SUPER bem servidos!

Recomendo fortemente os três tipos de curry, curry verde, curry vermelho e curry Masaman, típicos da culinária Thai. Amo o Koh Tao, cubinhos de mignon salteados com abacaxi, bastões de gengibre, manjericão, cebola roxa e moyashi, mas pedi dessa última vez o maravilhoso, Mie Goreng Mignon Bovino. O prato é típico indonésio, feito à base de noodles (macarrão de arroz), mignon bovino, castanhas de caju e legumes ao dente.

Para mim as sobremesas sempre ganham um certo holofote. Tem que pedir, não deixe mesmo de provar. Vale c-a-d-a caloria, te juro! E por mais satisfeita que você esteja, guarde um espacinho para ela, você não vai se arrepender.

Como eu sou a maníaca do açúcar, obviamente que pedi o menu degustação. São 4 mini colheres com as sobremesas da casa. FOCA no brownie, tá? Tem um de chocolate amargo com líchia que é dos deuses, mas eu AMO – de paixão-alucinada-socorro! – o brownie de banana com chocolate Branco. É tipo, surreal! O mousse de chocolate com avelã é MARAVIDA. E rolinho primavera doce com sorvete também, viu? Mas como podem perceber, o brownie já mora no meu coração.

O meu jantar com a Ju foi acabar lá pelas 2h da manhã e praticamente fechei o restaurante com ela e o Ricardo, seu sócio. O papo foi além da gastronomia, falamos de experiências, família, maternidade, relacionamentos, empreendedorismo e aquelas coisas da vida!

O que era para ser uma pauta de gastronomia virou amizade regada a bom vinho. Gosto assim, quando a experiência é tão boa que te envolve de vez.

Ju e Ricardo, que delícia conhecer ainda mais a culinária tailandesa com vocês. Obrigada pelo convite! <3

Tomyam -Lagundri

Telefone: (19) 3251-0719

Rua Sampainho, 58, Cambuí – Campinas – SP

Juliana Manzato
Últimos posts por Juliana Manzato (exibir todos)

Juliana Manzato

Apaixonada por amor, cachorros, textos e coisas inspiradoras. Adora fotografia, mar, sol, doce de padaria, verão e olhar o céu azul. Esportista. Feminista. 80 porcentista. Irônica eu? Imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo